o que tratamos? » A Cirurgia Oncológica

o que tratamos?

a oncológica - tratamentos

A Cirurgia Oncológica

A cirurgia oncológica é também conhecida como oncologia cirúrgica ou cancerologia cirúrgica, sendo este último o nome de registro da especialidade junto à Associação Médica Brasileira (AMB). O especialista na área é conhecido como cirurgião oncológico ou cirurgião oncologista.

A cirurgia é uma das modalidades mais antigas no tratamento do câncer, representando um dos tripés do tratamento da doença, ao lado da quimioterapia e da radioterapia.

Atualmente cerca de 90% dos pacientes com câncer necessitarão de algum tipo de intervenção cirúrgica no decorrer da evolução da doença. E cerca de 60% dos pacientesterão a cirurgia como pilar principal do seu tratamento, sendo exclusiva em torno de 90-95% dos casos de câncer localizado.

A cirurgia oncológica tem como objetivo fundamental a cura das neoplasias malignas, mas também pode ser utilizada em casos incuráveis com o objetivo de prolongar a vidae de melhorar da qualidade de vida dos pacientes, as chamadas cirurgias paliativas. Além disso, pode ter papel de diagnóstico em alguns casos específicos, através de biópsiaspara coleta de amostras de tecidos suspeitos, e tem papel importante nos casos de complicações decorrentes dos tumores, como sangramentos e obstruções intestinais. Nessesentido, o cirurgião oncológico acolhe o paciente com câncer e participa ativamente do seu manejo em diferentes momentos do tratamento, todos eles de grande importância.Dentre essas etapas, podemos citar as fases de diagnóstico, estadiamento (avaliação do estágio da doença), tratamento, resolução de complicações decorrentes da progressãoda doença ou de sequelas do tratamento, alívio da dor, implante de cateteres para quimioterapia, entre outros.

Agende a consulta

Em breve retornaremos para você!